Uma grande expectativa, bem como preocupação, para quem empreita, constrói ou já construiu, é saber qual o valor do INSS a ser recolhido para a sua obra, para assim obter a CND (Certidão Negativa de Débitos) do INSS da Receita Federal do Brasil (RFB).
Pensando nisso, a SERO Assessoria desenvolveu um simulador de INSS de obraatualizado (IN RFB 2021/21), gratuito e de fácil navegação para o cálculo do INSS pelo método de aferição indireta, onde você poderá inserir os dados da sua obra. O simulador baseia-se no cálculo feito pela Receita Federal, que utiliza o valor do Valor Atualizado Unitário da construção civil (VAU) vigente, além de informações relativas à obra, para obter uma prévia do valor de INSS a recolher.
Cada estado tem seu respectivo VAU. Você pode acessar/ consultar/ baixar a tabela VAU da Receita Federal do vosso estado clicando aqui ou no final desta página.
A legislação é complexa, mas também prevê alternativas para redução do INSS a recolher. Destacamos aqui a importância do preenchimento correto do SERO (Serviço Eletrônico para aferição de Obras), pois os dados informados influenciam diretamente no cálculo do INSS, como, por exemplo, o enquadramento de finalidade da obra, áreas complementares, além de áreas decadenciais, que podem reduzir significativa e legalmente o valor a ser recolhido.
Somos especialistas na avaliação de projetos. Nosso objetivo é aproveitar todos os benefícios previstos na legislação para que você tenha sua obra regularizada corretamente e com o menor custo possível.
CONTAMOS COM OS SERVIÇOS DE ASSESSORIA:
Antes e/ ou durante a execução da obra (também conhecido como gerenciamento de CEI/ CNO);
No término da obra;
Para regularização por contabilidade regular, para pessoas jurídicas;
Em caso de intimação de regularização pela RFB.